Teologia

A questão do sábado.


Conheço os adventista e tenho admiração e respeito por eles, são uma organização de pessoas de bem e pregam o evangelho e as doutrinas cristãs com muito amor.
Sem dúvida é um exemplo para muitas outras religiões que acreditam que só depois do fim do mundo é que vamos poder melhorar a situação aqui na terra.
É claro que nós não somos perfeitos e como todos os seres humanos estamos sujeitos a falhas, principalmente em questões de doutrinas, e fica muito difícil decidir pois as opiniões divergem em relação as interpretações dos textos bíblicos e cabe a cada um de nós decidirmos qual é a interpretação mais coerente em relação a um determinado tema.
Não conheço nenhum profeta vivo que tenha a autoridade igual a dos apóstolos e que escrevam textos ou interpretações inspiradas.
Portanto vale se lembrar da orientação do apóstolo de Jesus que disse, provai as expressões inspiradas para ver se se originam de Deus. Se as inspiradas deveriam ser provadas, imaginem as não inspiradas.
Qual é o objetivo do descanso do 7° dia e para quem ele foi feito? O objetivo era o descanso, o ser humano necessita de um dia de descanso, mas um descanso real, verdadeiro, um dia de não se fazer nada, de preferência somente orações e um pequeno discurso, se necessário.
Esta é a finalidade do sábado, o descanso. Foi feito para o homem como disse o Mestre.
Não é isso que meus amigos adventistas fazem! Pela manhã vão a igreja, estudo da bíblia, discursos, orações. A tarde vão para reuniões, dar estudos bíblicos, voltam novamente para a igreja, grupo de jovens, depois mais cultos, usam o automóvel, o metro, o ônibus.
É errado, não, para obras cristãs, o sábado pode ser violado e permanecemos sem culpa, mas não satisfazemos a verdadeira meta e essência do sábado, o descanso.
Como disse o Mestre, os sacerdotes violavam o sábado pelos trabalhos no templo e permaneciam inculpes.Mt12:5
Qual é a solução, mude as suas atividades cristãs para o domingo, ou reservem o domingo como dia de descanso, para que você possa cumprir a verdadeira meta do sábado, a verdadeira essência do dia, o verdadeiro prazer de usufruir esta dádiva de Deus para o homem.
Entender o verdadeiro significado e objetivo, o homem, a vida saudável, o verdadeiro prazer, apesar de ainda ser apenas uma sombra das coisas vindouras, você poderá contemplar Deus e a Natureza e vislumbrar o que teremos em abundância no paraíso.
Você do comércio, transporte, saúde e segurança, muitas vezes não poderá reservar o sábado ou o domingo para seu descanso, mas procure reservar um dia da semana, após 6 trabalhados para o seu descanso.
A inobservância deste mandamento pode ser a entrada para muitos problemas emocionais e físicos. Sempre que desrespeitamos a lei de Deus, abrimos uma porta para as doenças, pois o salário do pecado é a morte.
É claro que não devemos ser radicais, surgindo uma emergência, desastres, ou atrasos no trânsito, podemos acrescentar as horas gastas, para que tenhamos um dia de descanso de 24 horas.
Podemos também face a emergências ou compromissos inadiáveis, cancelar o dia, mas é sábio reservar um outro dia para o descanso.
Mais um motivo para o descanso do sétimo dia foi dado ao povo de Moisés, que ao serem libertos do Egito passariam a descansar o sábado como um dia comemorativo da libertação, esse motivo não tem validade para nós pois não fomos escravos no Egito, mas aquele dia institucionalizado em Gêneses é sagrado e santificado e devemos guardá-lo não como uma ordem da lei, mas como uma dádiva de Deus.
Afinal, Jesus Cristo é o fim da lei, para que todo aquele que exerça a fé, possa praticar a justiça.
Não por medo da lei, a lei de Deus não manda mais apedrejar, chicotear etc. Ele fez um novo pacto baseado no amor e no sacrifício do seu filho pelos nossos pecados.
Se a lei do mundo quer condenar, que condenem, mas você, meu irmão, pratique a justiça de Deus que é baseada na lei do perdão, Cristo já pagou o preço, aceite e perdoa, o julgamento fica para Deus.